Fone: 54 8409 2843

Gestão

2, maio, 2014

As maiores dificuldades encontradas em oferecer um trabalho de assessoria é o entendimento que cada pessoa faz sobre a palavra “Gestão”.

Fizemos sempre uma explanação completa nos referindo às oportunidades e possibilidades a serem desenvolvidas, mas a síntese de todo o discurso é a palavra RESULTADO.

Porém, as pessoas estão mais tendenciosas a interpretar gestão como magia e não há resultados. E ai é que enfrentamos os primeiros obstáculos em ofertar um trabalho consistente de gestão ou até de termos a chance de demonstrá-lo.

E porque desta associação?

Vamos pensar juntos?

Podemos começar falando sobre o significado de gestão. Entre os inúmeros conceitos vamos utilizar este:

Gestão significa gerenciamentoadministração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos……( conceito descrito em: http://www.significados.com.br/gestao)

Ou seja, gestão é gerir através do esforço humano organizado com um objetivo específico, RESULTADO.

Em muitas das interpretações as pessoas associam a palavra gestão ligada a teorias nada práticas e que devem ser realizadas por técnicos em salas privadas, ……., pura magia.

E/ou associadas a treinamentos prontos que aumentaram a capacidade intelectual elevando o faturamento,……., pura magia.

E/ou a prática de empresas grandes ou multinacionais que estão “com a vida ganha e não necessitam mais operacionalizar” ,……., pura magia.

E/ou associam como custo e não como investimento,……., pura magia.

Esses pontos levantados não são para criticar a interpretação de cada pessoa, e sim, para abrirmos o leque de entendimento.

O trabalho com gestão vem para ter resultados palpáveis, que revertem em faturamento, que é o que todo empreendedor espera com o produto que entrega.

Seja qual for o seu ramo, sua organização é composta por pessoas que organizadas desenvolvem processos padrões para entregar um produto com vantagens competitivas no mercado, desta forma necessitamos de gestão (seja de pessoas, de processos, de resultado, de projetos, de desenvolvimento,…..) para garantir esse posicionamento.

Um trabalho de gestão não tem regras prontas, precisa ser composto dentro do DNA de cada empresa.

DNA é a sigla para ácido desoxirribonucléico, que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. (conceito descrito em http://www.significados.com.br/dna/)

Se pensarmos em uma organização, sim ela possui sua construção histórica que se desenvolveu no decorrer de sua construção e amadurecimento, e que podemos nos referir como o seu DNA.

Neste DNA suas forças foram compostas pelos líderes que a geriram ou gerenciam atualmente, pelas formas que foram operacionalizadas e ainda são, pela cultura que se enraizou e ainda delibera a ação entre todos, e porque não mencionar, por sentimentos latentes e mal resolvidos que assombram os resultados.

Não podemos trabalhar gestão em salas privadas, nem com teorias ou treinamentos prontos, muito menos como um custo, que acreditamos que somente as grandes corporações possuem. Devemos procurar fazer a gestão olhando de forma clara e transparente para nossas forças e fraquezas, e compor flexivelmente nossas ações para obtenção de RESULTADOS.

E porque uma assessoria?

Para que os responsáveis em ler o DNA tenham um parceiro para alinhar seus os pontos fortes e obtenham o resultado desejado.

Obrigado!

Paula Schlittler